A logística aérea se consolidou como um elemento indispensável na gestão de um negócio, proporcionando a rapidez e a eficiência da entrega dos mais variados produtos.
O transporte aéreo é basicamente o ato de transportar pessoas ou vários tipos de carga utilizando o espaço aéreo como meio de locomoção. Nesse contexto, ele pode ser realizado por meio de aviões, helicópteros e, em alguns casos, os drones.
Se torna a alternativa mais viável e fundamental para mercadorias perecíveis ou de valor elevado, que demandam um reabastecimento rápido, bem como para aqueles produtos cujos compradores necessitam de entrega rápida.
Benefícios do transporte aéreo
As vantagens que o transporte aéreo estabelece para os serviços de logística são várias. Entre elas é possível destacar algumas a seguir.
- E-commerce. Nos últimos tempos as compras por meio do comércio eletrônico aumentaram de forma significativa. Diante das facilidades proporcionadas pelas compras via online, os consumidores, de uma forma geral, se tornaram cada vez mais exigentes quanto a rapidez no prazo de entrega dos produtos.
- Facilidade na documentação. Em comparação com o transporte marítimo, por exemplo, o aéreo não exige tantas complicações na entrega dos documentos.
- Rapidez. O transporte aéreo é sinônimo de rapidez. E por essa razão, ao passar menos tempo sendo transportado, permite que a carga corra menos riscos de danos.
- Aumenta a qualidade percebida. Esse é um benefício que afeta diretamente uma das principais exigências dos consumidores quando se fala em logística. A entrega no prazo estipulado representa qualidade no atendimento.
- Maior cobertura e expansão de mercado. O transporte aéreo conta com uma ampla cobertura de entregas, tanto no país quanto no exterior. Tudo isso feito de forma ágil e segura.