Explicando em termos simples, a logística integrada envolve a interação entre todos os processos da cadeia de suprimentos. Dessa forma, a empresa obtém um gerenciamento efetivo, amplo e de alto desempenho. Uma das principais bases da logística integrada são as ferramentas tecnológicas.
Por meio delas, o negócio acompanha as etapas, mensura os resultados e analisa informações para a tomada de decisões estratégicas. Essa gestão é possível devido a capacidade dessas ferramentas em coletar, organizar, analisar e armazenar dados.
Vale lembrar o quão importante é ter uma gestão de dados no atual mundo empresarial. Desse modo, é possível entender, por exemplo, o comportamento do consumidor. Sendo assim, as empresas podem inovar ou fazer melhorias nos serviços de entrega.
Sem dúvidas, a logística integrada remodela demandas, além de torná-las mais eficientes.
A logística integrada auxilia a empresa na implantação da transformação digital nos processos internos. Mas, por que isso é importante? O atual modelo do mercado consumidor exige que os negócios tenham agilidade nos serviços, bem como entreguem valor aos clientes finais.
Por meio da logística integrada, a empresa alcança esses dois objetivos. Afinal, a integração entre as etapas da cadeia de suprimentos, ajuda a organização a estar preparada para um aumento sazonal da procura pelos seus produtos. Sendo assim, o tempo entre a solicitação de um pedido e a sua entrega é reduzido consideravelmente.
Essa rapidez mostra que a empresa respeita e quer atender bem o seu cliente, gerando assim o valor da marca perante o público alvo.
E qual é o resultado disso? Segundo os números de uma pesquisa 74% dos consumidores são fiéis a marcas que mantêm um bom relacionamento e oferecem um excelente atendimento para eles.
Por outro lado, a logística integrada beneficia também a equipe de colaboradores da empresa. Visto que esses profissionais passam a trabalhar com tecnologias que aumentam a sua produtividade e reduzem os serviços manuais.
Desse modo, eles podem concentrar os seus esforços em demandas mais estratégicas, no planejamento de projetos e no desenvolvimento de inovações.
Quando a empresa otimiza e integra processos, entrega bons serviços aos clientes e tem um time interno produtivo e engajado, o resultado é o fortalecimento da marca entre a concorrência. Com isso, fica bem mais fácil atrair consumidores, investidores e parceiros de negócios.