A capacidade de processar ordens eficientemente é essencial para o sucesso de qualquer processamento de pedidos. Uma vez que uma venda é computada, o estoque precisa selecionar, embalar e enviar os produtos, ao mesmo tempo que reordena o banco de itens. Para ser o mais competente possível, esse processo deve ser automatizado com um sistema de gestão. Se implementado corretamente, o processo de gerenciamento de pedidos otimizado reduz custos e aumenta a satisfação do cliente.
Vantagens do gerenciamento de pedidos
Veja como seu negócio pode se beneficiar ao contar com essa metodologia.
- Agiliza o processamento de pedidos. Quando uma ordem é recebida, se não for comunicada rapidamente para o seu estoque, você perde um tempo precioso. É essencial que o gerenciamento de pedidos seja eficiente e instantâneo. Além disso, a comunicação com os clientes é importante para qualquer negócio. O acesso rápido aos pedidos possibilita respostas imediatas às consultas dos consumidores, cultivando, assim, um relacionamento de longo prazo.
- Facilita a comunicação interna. Os consumidores compram produtos em vários locais, seja por meio de e-commerces, lojas físicas ou call centers. Seu sistema de gerenciamento de pedidos precisa ser capaz de atender a essa demanda sem falhas, bem como integrá-las a um sistema que seja acessível por todos da sua organização. Fazendo uso de vários sistemas para cada canal individual, a margem de erros é muito maior.
- Auxilia no gerenciamento de inventário. Nada prejudica mais em um negócio que não ser capaz de cumprir uma ordem do cliente, certo? Sincronizar seu sistema de gestão ao inventário é fundamental para evitar ordens repetidas ou reembolsos, no caso de o item não estar em estoque. Ao garantir que o seu sistema de gerenciamento de pedidos tenha acesso ao inventário em tempo real, você será assertivo e seus clientes continuarão satisfeitos.
- Automatiza os processos. Cada passo do seu processo de ordem deve ser automatizado. Seu sistema de gerenciamento de pedidos deve ser capaz de reduzir e, eventualmente, eliminar etapas manuais no processo de encomenda, desde o recebimento do pedido até a entrega. Fazer isso vai aumentar a eficiência, liberar recursos valiosos e melhorar o seu ROI (Return On Investiment).
Modalidade Cross Docking
Cross Docking é o nome dado a um tipo de sistema de distribuição que funciona assim: quando alguém compra determinado produto no seu site, ele é enviado a um centro de distribuição ou armazém que, por meio de um sistema organizado de redistribuição, o envia para o cliente.
Essa estratégia permite que você fique mais ágil para entregar o produto ao seu cliente e não precisa gastar com espaço físico de estoque. A contrapartida é que você vai precisa sincronizar ações muito cuidadosamente e assegurar que o produto chegará ileso e no prazo ao consumidor. Assim, o centro de distribuição se transforma em uma etapa crucial do sucesso da sua empresa.
Modalidade Milk Run
Milk Run (corrida do leite) é um modelo de logística que foi criado nos Estados Unidos pelos transportadores que recolhiam os vasilhames de leite nas fazendas e entregavam nas indústrias para fabricação de derivados.
O modelo de logística é feito para à redução de custos e outros diversos fatores que beneficiam a sua empresa, consiste em um planejamento cujo um único meio de transporte é utilizado para fazer coletas programadas em cada um dos pontos até a entrega em um único destino final.